Um dos trabalhos que considerei muito importante durante este semestre no curso de pedagogia foi o seminário que apresentamos à disciplina de Filosofia para Crianças e Adolescentes sobre os valores generosidade e gratidão.
Durante as discussões do tema, percebemos que o apelo por valores e virtudes nas escolas e nas famílias está ficando cada vez mais constante uma vez que estes estão ficando mais distantes das pessoas.
Neste trabalho destacamos esses e outros valores visando à valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes como tendências para o bem. Os valores na educação não é algo que se alcance por que se acredita ou deseja, é preciso encontrar meios para realizar de fato o que se imagina.
Frequentemente as escolas tem que abordar problemas que surgem na sociedade e implicam muitas vezes na ausência de uma relação harmoniosa entre os seres humanos, onde os principais valores pessoais, sociais e morais parecem não existir. Por isso, devemos desde cedo, conscientizar nossos alunos sobre a importância de preservar e cultivar os valores humanos no nosso dia-a-dia. Como a criança aprende muito observando as atitudes dos adultos, seria bom que tivessem a oportunidade de presenciar atos de generosidade, gratidão e outros valores por parte deles. À medida que as crianças crescem, é preciso aprimorar essas virtudes, ou seja, ensinar-lhes a dirigi-las não somente às pessoas queridas, mas também a outras pessoas com quem se relacionam no seu cotidiano. Ensinar a criança os valores é uma grande contribuição para que construa uma boa imagem de si mesma.
Sendo assim, a formação moral de alunos e professores passa obrigatoriamente pelo exercício da construção de valores, regras e normas pelos próprios alunos e professores entre si e em situações que sejam possíveis relações de trocas intensas. Quanto maiores e mais diversas forem as possibilidades de troca entre as pessoas, mais amplo poderá ser o exercício da reciprocidade.
Devemos entender que a escola tem a missão de formar o ser e deve oferecer uma educação de qualidade, se ela é íntegra e oferece um bom ensino, é capaz de transmitir os valores que desejamos. Neste contexto, não está inserido somente a escola, mas também a família e a comunidade, essa poderá ser uma parceria de sucesso.
Que esperança é para a humanidade, uma escola que se preocupa com valores éticos, estéticos e sagrados. É preciso ensinar o bom, o belo e o sadio. À vontade, o sonho, a busca de valores, melhora muito se desejamos e experimentamos o humano com qualidade.
Sônia Deládia Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário