Fizemos uma visita ao Museu das Mimas e dos Metais de Belo Horizonte no dia 25 de Outubro de 2010, juntamente com a professora Janice.
Essa visita foi muito significativa, pois, pude conhecer de perto a história da mineração. Tive a oportunidade de observar as pedras e os metais bem como a exploração, história e funções atuais.
O Museu é uma obra viva, com vários equipamentos tecnológicos, onde o visitante é convidado a interagir com as obras, seja em uma simulação de um elevador em que Dom Pedro e a imperatriz Tereza Cristina conduzem os passageiros por um passeio à antiga Mina do Morro Velho; ou numa balança que mede a quantidade de ferro, cálcio e outros elementos existentes no corpo de uma pessoa. Ambientes virtuais com imagens cenográficas e efeitos holográficos, os visitantes participam dos espaços criados permitindo intensa vivência pelo mundo dos minérios, pedras preciosas e metais. Personagens históricos e fictícios saem das páginas dos livros para receber os visitantes. Elementos químicos saltam aos olhos e ficam ao alcance das mãos. Uma viagem inesquecível às riquezas do solo e do subsolo de Minas Gerais, mostradas em detalhes, com criatividade e surpresas ao longo de percursos livres.
Karla Karina
Nenhum comentário:
Postar um comentário