terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O DEFICIENTE SURDO

A equipe responsável por este trabalho faz parte do processo pedagógico e tem o objetivo ajudar o indivíduo a construir a sua própria identidade, respeitando suas limitações e necessidades. Um intérprete é aquele profissional especializado em traduzir a linguagem dos sinais para deficientes.
É preciso que o profissional tenha domínio da linguagem dos sinais, formação de nível superior, habilitação em licenciatura e ter certificado de proficiência em Libras aprovado em avaliação realizada por órgão específico de atendimento aos surdos.
Infelizmente, muitos profissionais ainda encontram desafios criados por paradigmas da modernidade, tanto em termos comportamentais, quanto pedagógicos. No entanto, o despreparo e a falta de interesse dos órgãos educacionais inibem à motivação de alguns professores que às vezes tem interesse em atuar na área.
É necessário que haja mudanças atitudinais para que os profissionais possam superar a capacidade de produzir, transmitir, conhecer e incentivar. A falta de conceitos e contatos atrapalha a assimilação dos surdos. Neste momento o conhecimento e o domínio das letras são fatores relevantes para o processo de aprendizagem.
O professor precisa ter em mãos instrumentos adequados para que o surdo possa compreender os textos porque é através das imagens que isto acontece, ou seja, os surdos ouvem através dos olhos.
Trabalhar com experiências próprias é enriquecedor, pois o deficiente vai criando e descobrindo novos conceitos. Contudo, o bom relacionamento com o grupo facilita o desenvolvimento de cada um. Traduzir, interpretar e dominar a linguagem dos sinais despertam no deficiente o interesse e o gosto de aprender, porque são fatores importantes e enriquecedores.
A ética, a amizade, o respeito, a neutralidade e integração moral são fatos que desenvolvem com qualidade um bom trabalho. Sabemos que o deficiente mesmo não entendendo passa a sentir percepção das coisas ao seu redor tanto no social como no biológico. É preciso que as instituições deixem de lado os obstáculos e assuma uma postura de qualidade mantendo firmes seus propósitos em educar e preparar cidadãos para a vida e a sociedade.            
Eliana Braga Guimaraes Resende

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