Conhecer a estrutura da Libras para o professor é buscar uma abordagem sobre o estudo inclusivo, onde podemos analisar o papel do aluno, do intérprete de Libras e do professor no contexto sala de aula.
A inclusão vem tomando forças cada vez mais e nesse contexto temos: os alunos surdos, o professor e o intérprete de Libras. Sendo de extrema importância, definidos com clareza o papel de cada um destes no processo educacional.
Ao refletir sobre a importância da Libras na vida das pessoas surdas, pode-se perceber que a utilização da Linguagem Brasileira de Sinais é um meio de garantir a preservação da identidade surda, bem como contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda.
Cabe ressaltar que a utilização das Libras facilita a comunicação entre os surdos, que passam a se compreender como uma comunidade que tem características comuns e devem ser reconhecidas como tal. Proporcionando assim uma facilidade de comunicação entre surdos e ouvintes.
Assim, podemos concluir que a utilização da linguagem de sinais deve ser cada vez mais popularizada e incentivada, não apenas nas instituições escolares, como também na sociedade em geral, colaborando para a melhoria da qualidade de vida dos surdos e assegurando os direitos como cidadão e o respeito às diferenças.
Mac laine Gonçalves Martinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário